domingo, 10 de abril de 2011

Cientistas conseguem melhorar a memória e o raciocínio em ratos


"Adicionando as células cerebrais de ratos recém-nascidos para o cérebro de ratos envelhecidos pode melhorar a memória e a tomada de decisões destes ratos mais velhos, segundo um novo estudo. Camundongos adultos com neurônios de recém-nascidos no hipocampo, órgão que regula a memória e a aprendizagem, são mais capazes de distinguir entre acontecimentos semelhantes e fazer escolhas mais informadas. Combinada com o exercício por um período de tempo, a adição de novos neurônios ainda teve efeitos anti-depressivos, diz o estudo.

Pesquisadores da Universidade de Columbia projetaram ratos capazes de produzir um excedente de novos neurônios no hipocampo. Eles descobriram que os ratos foram excelentes em aprender a discriminar entre experiências, que normalmente fica mais difícil com a idade e com alguns transtornos de ansiedade. Especificamente, os camundongos foram mais capazes de diferenciar entre uma câmara onde eles tiveram um choque nas patas e uma câmara parecidas onde eles estavam seguros.

Cérebros adultos fazem neurônios novos o tempo todo, um processo denominado neurogênese, mas muitas delas não sobrevivem; certas doenças, como Alzheimer, inibem o seu crescimento e função. A criação neurônio pode influenciar o humor e a capacidade de aprendizagem, de modo que drogas que podem impulsionar a sua criação poderiam ser úteis para tratamentos de depressão, ansiedade e problemas de memória.

Para melhorar o cérebro de ratos, pesquisadores liderados pelo professor de neurociência e farmacologia da Universidade de Columbia René Hen e o pesquisador de pós-graduação Amar Sahay desativaram um gene que mata neurônios novos no cérebro adulto, dando a ratos uma proliferação de novas células cerebrais. Isso levou a uma melhor discriminação de padrões, bem como a distinção entre a câmara segura e a do choque.

(...)
A pesquisa sugere que combinada com exercícios físicos, medicamentos que melhoram a neurogênese poderiam ajudar a melhorar a funçãocognitiva - um tratamento interessante para várias coisas, de doenças neurodegenerativas à ansiedade simples."
 
Fonte: http://www.neulaw.org/news-feeds/4-neuroscience/1-popular-science-magazine-neuroscience-news

2 comentários:

  1. Fascinante! , todo seu blog, espero que não tenha problemas,tomei a liberdade de fazer alguns re-blogs.

    J'' Xavier.
    --
    Malocs.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Xavier, obrigado pelo elogio e "seja bem-vindo" ao FF.
    Não tem problema nenhum reblogar. O objetivo é exatamente esse, oferecer visões de mundo diferentes e alternativas, quanto mais espalhar, melhor. Se puder citar a fonte ou fazer link quando reblogar, ficarei ainda mais agradecido.
    Um abraço!

    ResponderExcluir