Ocorreu um erro neste gadget

sábado, 21 de maio de 2011

Finalmente, "Transcendent Man" legendado


Trailer do filme (legendado em português)

Em primeiro lugar, devo admitir que não tenho orgulho do fato de o Brasil ser um campeão de downloads ilegais de músicas e filmes. Isso, para mim, de certa forma mostra o desprezo que o país tem para com a propriedade intelectual. Não é atoa que somos o país da sobremesa (açucar, café, cacau,  açaí, soja...) e não do conhecimento.

Por outro lado, os volumosos recursos direcionados à indústria de cinema e música sempre me pareceram exagerados em relação ao seu retorno para a sociedade. A propriedade intelectual no Brasil, por exemplo, parece não serviu para muita coisa além de fazer a fortuna de cantores de qualidade duvidosa -- aqueles que aparecem nos programas de audiência do domingo à tarde -- ou autores de auto-ajuda que vendem promessas exorbitantes a preços exorbitantes (compare com os preços de livros no site Amazon e tome cuidado para não cair da cadeira). Era necessário algum tipo de reequilíbrio nessas contas (como a iTunes fez) e a internet (e a pirataria) mostrou isso. 

No caso específico de "Transcendent Man" (Homem Transcendente - o filme sobre a vida e ideias de Raymond Kurzweil), acho que há algumas razões que justificam divulgar aqui no blog a legenda do filme. Houve exagerada demora do lançamento do filme e não há qualquer perspectiva de lançamento no Brasil. Eu aguardei o lançamento no iTunes para comprá-lo no início de março  e foi decepcionante perceber que o lançamento ocorreu nos EUA e Canadá, mas não no iTunes do Brasil.  Se realmente parte -- ao menos uma pequena fração -- das ideias de "Transcendent Man" for plausível e verdadeira... então a divulgação de tais ideias me parece ser -- de longe -- muito mais importante que a preservação do direito autoral nesse caso específico. 

Pois bem, feita esta ressalva, divulgo aqui o fato de que um companheiro de ideias do outro lado do Atlântico, que se identifica como Sales aqui no FF,  criou a legenda em português do filme "Transcendent Man". A legenda encontra-se aqui: http://goo.gl/fFn8q (megaupload) ou aqui: rapidshare (novos links! Versão 2.4 com POB / pt-br (e pt-pt no mesmo arquivo) atualizada  pelo autor em 15/06/2011)No seu blog, Sales também explica como encontrar o filme em arquivo torrent a partir de uma simples busca no Google.

Trechos do filme: 

 

 

 

17 comentários:

  1. Obrigado por manter os créditos.
    Subscrevo a sua dica.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sales, também atualizei o shortlink do post!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado grande Sales!!!
    Esperava por essa legenda a muito tempo.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessado no filme. Vou assistir. E como foi comentado, gostaria de uma opinião sobre a UFABC, pois pretendo cursar neurociência lá.

    ResponderExcluir
  6. Você sumiu, Píi!
    Neurociências? Na UFABC? Nem me fale. Se eu fosse fazer uma segunda graduação, provavelmente (quase certamente) seria esta. E como o sistema (fantástico, aliás) da UFABC te permite ter mais de um bacharelado/engenharia, eu faria a seguinte combinação: neurociências+ciência_da_computação ou neurociências+engenharia_biomédica(intelectualmente intrigante e financeiramente promissora). É ainda cedo pra dizer, mas a UFABC (cujo fator de impacto das publicações já está acima de todas as outras universidades brasileiras) é muito promissora. Parece-me que a USP está meio que parada no tempo e tem decepcionado nos rankings mundiais, devido a um formato muito burocrático e engessado. A USP me parece que segue um modelo com muita influência francesa na origem -- principalmente em humanidades. E a França é outro país que só tem decepcionado nos rankings e na projeção científica e cultural. É difícil generalizar, mas a França gosta é de psicanálise, Lacan, Marx, Derridá etc. A UFABC tem um formato que lembra o MIT, tem cabeças novas; o formato, por si só, será um fator importante e atrativo (veja-se esse curso de neurociências, por exemplo). Todos os países emergentes (China, Índia, Rússia) tem uma universidade de ponta, entre as 100 primeiras do mundo -- exceto o Brasil. Eu estou começando a achar que é mais fácil a UFABC, depois de certo tempo e de sua ampliação, chegar entre as 100 primeiras do que a USP subir mais 100 posições. Mas, como disse, ainda é cedo pra prever isso. A Unicamp também criou muita expectativa de que iria passar a USP, iria projetar a ciência brasileira em outro patamar... deu e dá uma grande contribuição, claro, mas também ficou estacionada. O problema da ciência, no Brasil, é que os caras não querem ganhar o Nobel ou mudar o mundo (ou desenvolver o Brasil). Querem influência em órgãos burocráticos, como o CNPq ou o MCT, ou ir para o aeroporto. A UFABC parece ser um lugar de ousadia científica. Estou com esperança nos "homens de verde". Vejamos!

    ResponderExcluir
  7. Excelente!

    Também já havia procurado, mas, igualmente sem sucesso. E como tenho acompanhado bastante de perto as temáticas e evoluções do Transumanismo, obviamente, eu não poderia deixar de lado este filme-documentário, cuja fonte é justamente de um de seus maiores visionários/defensores.

    Obrigado mesmo!!!

    P.S- Me coloco a disposição para possíveis colaborações junto ao Blog (que está muito bom, por sinal) tendo em vista a importância e ao mesmo tempo uma carência de divulgação e debates no Brasil.

    F-book: leo.janz10

    ResponderExcluir
  8. Opa, eu vira e mexe leio o blog, é que na pressa não andava comentando muito...
    Poh que legal, estou mais animado agora então do que nunca em ir para a UFABC. Pretendo sim pegar algo além de neurociência, meu amigo faz la e disse que da. Outra coisa que me animou foi que achei o IINN-ELS, http://www.natalneuro.org.br/
    Sem palavras, só você dando uma olhada mesmo.
    Bom você falo tudo, tem que haver vontade de mudar o mundo, cientista se faz pelo comprometimento e não pelo titulo da profissão.

    Assisti o filme. Vejo algumas coisas a respeito:
    Ao meu ponto de vista é pouco provável que tudo ocorra já tão perto. Porque não falamos apenas de ciência e sim de uma nova era. Ser transumano, por assim dizer implica numa maturidade de pensar muito além da que vemos hoje. Esse ponto fica claro em uma das falas: "Precisamos passar para AI os valores humanos". a questão é que os valores humanos, ainda são distorcidos e destrutivos, ainda existe um ponto base errôneo na nossa cultura, o de achar que se dar bem implica em prejudicar ao outro, isso porque vivemos num sistema competitivo, quando na verdade é muito mais favorável beneficiar ao outro e colher dos beneficio dele, o que se aplica a um pensamento cooperativo. Exemplo claro é a própria ciência, quando temos homens preparados e com oportunidades para fazer, a mudanças, se todos tivessem a oportunidade dada a poucos nas melhores faculdades do mundo a ciência estaria em outro nível. Então se mudarmos nossa forma de viver em conjunto evitaríamos todas essas guerras aparentemente eminentes.
    Outra coisa é que vejo a criogenia de forma bem melhor para resolver os problemas de quem vive no sec. XXI. Pretendo colaborar sim ,ams não para colher já tão de pressa.
    Com o colapso do capitalismo em algum ponto próximo as previsões de 2045, do filme, pelo desemprego tecnológico creio que o cenário mundial estará muito imprevisível.
    Por fim eu só vejo a singularidade como obra do século se antes dela uma Economia Baseada em Recursos, logo um sistema de cooperação e acesso, for implantado. Dentro do capitalismo, e sua competição, toda a tecnologia fica a mercê das paranóias e insanidades que regem o mundo.
    E quanto ao tema de vida eterna o filme é sim muito bom, irei grava-lo o mais rápido possível entrega-lo a amigos.

    bom trabalho no blog.

    ResponderExcluir
  9. Show!! Gostaria que alguem me ajudasse a colocar as legendas... fiz de tudo mesmo e não consegui, vlw

    ResponderExcluir
  10. Prezado L. Janz: toda colaboração é bem-vinda!
    Raphael, é muito simples: você não precisa colocar a legenda, pasta deixar tanto a legenda (arquivo com extensão .str) quanto o arquivo do filme (extensão .avi) com o MESMO NOME. Se não estiverem com o mesmo nome (seja lá qual for) não funcionará.

    ResponderExcluir
  11. Tem como alguém postar o filme ja legendado não? Tem pessoas como eu ue não conseguiu baixar o filme, apesar de tentar muuuito.
    Grato desde já.

    ResponderExcluir
  12. Se você não sabe baixar via torrent, o filme também tá disponível no Emule em imagem .ISO (pronto pra gravar em DVD) e em .avi com legenda já colocada. É melhor você baixar o .ISO e gravar em um DVD. É só procurar no Emule (http://www.baixaki.com.br/download/eMule.htm) e colocar pra baixar.

    ResponderExcluir
  13. Além do trabalho de Raymond Kurzweil alguém aqui acompanha o trabalho de u cientissra chamado Aubrey de Grey? O que acham da fundação dele?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bernardo,
    Sobre o Aubrey de Grey no blog: http://fabulosofuturo.blogspot.com/2011/06/imortalidade-fisica-aubrey-de-grey.html .
    Eu acho que a SENS Foundation representa o melhor e mais estabelecido trabalho atual para buscar diretamente estratégias antienvelhecimento. Outro projeto extremamente promissor é o da Halcyon Molecular (http://fabulosofuturo.blogspot.com/2010/12/historias-transhumanistas-o-unico-meio.html).

    ResponderExcluir
  15. Muiiito bom,realmene. Souu vidrado em documenarios sobe os temasa aqui abordados, além de Teoria do Caos, TerenceMcKenna, Gurdjieff, Ouspenski e que tais...quem quiser me escreva que envio lista dos documentarios
    maqgobardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Muiiito bom,realmente. Sou vidrado em documentarios sobe os temas aqui abordados, além de Teoria do Caos, TerenceMcKenna, Gurdjieff, Ouspenski e que tais...quem quiser me escreva que envio lista dos documentarios
    magobardo@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Quero agradecer pelo seu trabalho. Estou fazendo uma trabalho da faculdade exatamente sobre esse assunto (Singularidade, transhumanismo) e tanto suas matérias, como esse filme me ajudou muito, esclareceu muito minhas duvidas. Muito obrigado. Pode ter certeza que vou ficar sempre atento no seu blog.

    ResponderExcluir