Ocorreu um erro neste gadget

domingo, 22 de agosto de 2010

Sonho lúcido e criônica em Vanilla Sky

Abaixo, vídeo (em espanhol, o único que encontramos, e infelizmente apresenta cortes -- cortaram as falas do psicólogo) e a transcrição de diálogo de um trecho de "Vanilla Sky", obra menos conhecida de Cameron Crowe (diretor de "Quase Famosos" e "Jerry Maguire - A grande virada"), um excelente filme que vale a pena assistir e, a meu ver, só peca pelo defeito de todo filme americano, o didatismo (neste caso, um didatismo postergado, que só vem no final do filme).
No filme, a criônica é levada a sério. Sua inserção no enredo dá-se sutilmente com a história de Benny, o cão: um cachorro que cai em um lago, é congelado, mas, depois de encontrado, acaba sobrevivendo. O diferencial de Vanilla Sky é a mistura de criônica com entertenimento, com a possibilidade de se viver uma vida de fantasias enquanto se está congelado (opção, claro, ainda distante dos planos atualmente disponíveis no mercado).

Para saber mais sobre a criônica: http://fabulosofuturo.blogspot.com/2010/11/e-possivel-contratar-alcor-life.html 

Para saber mais sobre a base científica da criônica: http://www.ted.com/talks/sebastian_seung.html

Para ver mais filmes ligados ao transhumanismo: http://www.yume.co.uk/tag/Transhumanism



David: Como é a opção Sonho Lúcido?
Atendente: Boa escolha. O Sonho Lúcido é a mais nova opção. Você paga um extra... e obtém uma combinação criogênica de ciência e divertimento.
Psicólogo: "Criotimento".
Atendente: Há quem ache útil essa apresentação.
Retrato da vida moderna. Americano, sexo masculino, nascimento e morte. Suponhamos que sofra de uma doença terminal. Você quer ser congelado e também ressuscitado... para continuar sua vida como ela é agora. A LE tem a resposta. Ao acordar, você continuará vivendo sem envelhecer, conservado... mas no presente e com o futuro de sua escolha. Sua morte será apagada da memória.
Sua vida continuará... como uma obra de arte realista de sua autoria.
Você viverá ao sabor de um dia de verão... como se a vida fosse um grande filme... ou uma canção de sua predileção. Você não se lembrará do que aconteceu, mas sentirá... que tudo simplesmente melhorou.
Caso venha a estar descontente, nosso técnico o visitará.
Tudo isso está a seu alcance. Em dois dias, começa um outro capítulo.
Uma vida de sonho é o que a Life Extension promete.
Uma vida de sonho.
Psicólogo: A morte da pessoa é apagada. Não estou lendo os jornais direito.
David: Um sonho. E se houver um erro? E se o sonho se tornar um pesadelo?
Atendente: É claro que o subconsciente pode pregar peças. Ele é muito poderoso.
Psicólogo: Você assinou um contrato com eles?
Atendente: Mas somos uma empresa séria. Vale a pena correr o risco. O que é a vida senão a busca da realização de sonhos? O sonho de paz, o sonho de realização... o sonho de ouvir alguém dizer... de todo o coração... Eu o amo, David. Eu o amo. Libere-se, David. A maioria das pessoas... nunca vivem uma aventura.
É difícil entender, mas não riram também de Júlio Verne?
É a revolução da mente.

3 comentários:

  1. Olá...
    Eu já assisti o filme, mas confesso que me lembro pouco dele!
    O nome do blog é mais subjetivo, não tem muita relação com o filme em si, mas foi dele que lembrei quando tive a idéia de colocar esse nome...
    Trata-se do meu céu entende? Vanilla sou eu!
    Beijos
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Cara, o diretor é Cameron Crowe, o mesmo de Quase Famosos, Jerry Maguire e Elizabethtown, não James Cameron! Esse é um erro absurdo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo meio mal educado, erro corrigido, obrigado!

    ResponderExcluir