domingo, 15 de maio de 2011

O regime de Raymond Kurzweil. Quais (e quantas) pílulas Ray Kurzweil toma?


Há algum tempo queria organizar as informações sobre suplementação nos livros "A medicina da imortalidade" e "TRANSCEND" (links para onde encontrei os livros com menor preço) de Ray Kurzweil & Terry Grossman, estabelecendo relações com algumas marcas de suplementos disponíveis no mercado brasileiro (onde os suplementos são menos diversificados e muito, MUITO mais caros que nos EUA). Tento seguir as recomendações do programa do Kurzweil, responsáveis por um aumento dramático na minha qualidade de vida, mas até então estava mais preocupado com outros aspectos,como alimentação, sono e exercícios físicos.

Consumi uma tarde inteira fazendo esta tabela com uma visão geral dos suplementos (as informações sobre suplementação em ambos os livros "A medicina da imortalidade" e "TRANSCEND" encontram-se disparsas pelos capítulos). Ainda assim, o trabalho não está completo, pode ser que eu modifique ou complemente depois, mas já pode ser acessado (aqui o link de novo: http://goo.gl/FWm3d) e talvez ajude a poupar uma tarde de mais alguém aí.

Queria aproveitar a oportundiade para tentar esclarecer alguns "mitos" sobre o regime, no que diz respeito à suplementação. A mídia e as pessoas, de modo geral, se deixam levar pelo aspecto mais simples e caricato da coisa. A realidade é sempre um pouco mais complicada. Vamos lá:

1) No programa/estilo de vida defendido em "A Medicina da Imortalidade" e "TRANSCEND", as pílulas ou suplementação ocupam apenas uma parte e, certamente, não a mais importante (embora Kurzweil pareça realmente exagerar nesse ponto). Vou tentar enfatizar este ponto:

*** NÃO EXISTEM PÍLULAS DE IMORTALIDADE, JUVENTUDE ETERNA
 OU QUALQUER COISA DO TIPO ***

Além disso, esteja ciente de que, além das evidências favoráveis à suplementação, existem evidências em sentido contrário (confira, por exemplo: Another Large Study Shows No Benefit From Antioxidant Supplementation). É preciso manter a cabeça aberta e estar ciente de que há muita incerteza nesses assuntos (aliás, saber conviver com a incerteza é um dos melhores hábitos mentais que podemos cultivar na vida).

2) Não se preocupe em tomar pílulas e gastar seu dinheiro com isso se você não pratica exercícios físicos ou não se preocupa com uma alimentação adequada. Os livros trazem informação detalhada sobre isso. Ainda não foram inventadas pílulas que fazem milagres;

3) O número de pílulas. Na versão inicial do programa de Kurzweil, ele tomava cerca de 250 pílulas por dia. Na versão atual, são cerca de 150. O programa é experimental, é uma tentativa de encontrar a melhor opção baseado na farta evidência científica disponível. Se os fatos ou a interpretação deles muda, o programa também muda.

4) Esse número de pílulas varia com a idade. Kurzweil está na última faixa, a dos maiores de 60 anos. Muitos dos suplementos são considerados necessários apenas para aqueles com mais de 30 anos. Essa informação está no livro TRANSCEND (páginas 332 a 333). Tentei colocar essa informação na minha tabela (primeira coluna). 

5) Doses muito altas de vítaminas. As recomendações de Kurzweil não são sempre no sentido de uma recomendação alta de todas vitaminas e minerais. Em alguns casos, recomenda-se o mesmo tanto e, em outros, até menos que as recomendações oficiais da RDA.  

6) Os autores consideram que se você está na faixa dos 20 a 30 anos, pode também se beneficiar da suplementação recomendada para aqueles com idade na faixa dos 30 a 40 anos. Mas exercícios físicos, dieta saudável e bom sono são os aspectos fundamentais. A suplementação com um polivitamínico, uma dose extra de vitamina D e Ômega 3 é benéfica para todas as idades (TRANSCEND, p. 320-321).

7) Perguntado sobre os "três suplementos top" (http://bigthink.com/ideas/31816) para "você alcançar a singularidade" (vamos interpretar isso com uma dose de auto-ironia, ok?), Kurzweil sugeriu: 
  • Vitamina D;
  • Fosfatidilcolina;
  • Coenzima Q-10 (ubiquinol) - em seu livro este é recomendado para aqueles acima dos 40;
Então, se você está acima dos 40 e quer seguir o programa de Kurzweil, mas não quer ou não  tem dinheiro  (é bom lembrar que estamos no Brasil, onde a renda é menor, a população pobre numerosa e os preços dessas coisas, bem mais altos)  para gastar com isso, eu sugeriria a combinação abaixo como o melhor custo-benefício:
  • tomar um polivitamínico (no momento, o meu preferido é o Pharmaton, que contém maiores dosagens que outros como o Centrum);
  • usar um suplemento de viramina D (e/ou, diariamente, tomar de 15 a 20 min. de sol antes das 10:00h) 
  • alimentar-se de soja e usar o suplemento lecitina de soja (ainda não encontrei a fosfatidilcolina pura no Brasil; se você encontrou, poderia compartilhar nos comentários deste post)
  • e tomar, ainda, a Coenzima Q-10 (ubiquinol) - se acima dos 40 ou beirando.
8) Frequentemente tenho que rebater a crítica de que "não existem pílulas para imortalidade", formulada por quem ainda não entendeu o "x" da questão. Realmente, não existem e ninguém é ignorante o suficiente para afirmar o contrário. Serão necessárias coisas muito mais sofisticadas que pílulas para se atingir algo próximo deste fim. A proposta de Kurzweil das "três pontes" é esta:  usando ao máximo o conhecimento científico disponível hoje (que ele reúne em seus livros de 2004 e 2009 e vem a ser a "Ponte 1"), você aumenta dramaticamente suas chances de sobreviver até o florescimento da revolução biotecnológica (células tronco, terapia gênica etc., a "Ponte 2"), que poderão emburrar a barreira da duração da vida da espécie para além do limite máximo hoje conhecido (cerca de 120 anos), isto é, permitindo-lhe alcançar a "ponte 3", a revolução científica que misturará nanotecnologia e Inteligência Artificial, a partir da qual o céu é só o início.

9) Outra crítica comum: "do que adianta chegar aos 100 anos velho decrépito, sem poder fazer nada". Realmente, não adianta nada -- e nenhum transhumanista é tão bobo assim. A ideia é que, a partir da "ponte 2", você possa voltar o ponteiro pra trás e ficar mais novo.

10) "Qual a evidência científica por trás desta suplementação?" Pois bem, os dois livros citados (principalmente "A Medicina...") trazem centenas de citações de artigos científicos. E, aqui, um fato que me pareceu bastante convincente: Médicos no Brasil, seguindo orientação de medida semelhante nos EUA, dobram a recomendação diária de vitamina D para crianças e adolescentes. Isso parece mostrar o quanto a sabedoria convencional na medicina pode ser lenta em relação ao conhecimento científico já disponível.
11) Finalmente, se você acha estas ideias plausíveis e benéficas, você aumenta suas próprias chances compartilhando-as com os outros. Vivemos em sociedade e as mudanças sociais necessárias para que este conhecimento e progresso continue requer uma ampla disseminação destas ideias. Vale sempre lembrar a advertência de William Andregg: "Não há nada inevitável sobre o nosso sucesso. Todo mundo que tem talento suficiente para fazer uma contribuição deveria estar tentando ajudar, em todas as frentes, por qualquer meio ético, como se fosse uma questão de vida ou morte -- porque é." Eis alguns meios éticos amplamente disponíveis: o e-mail, blog, twitter, outras redes sociais etc.

Um Fabuloso Futuro -- cheio de saúde -- a todos!


35 comentários:

  1. Muito bom esse post, esta de parabéns. A tabela ficou ótima ^.^

    ResponderExcluir
  2. Na tabela, as recomendações de Kurzweil & Grossman para sódio, por exemplo, está 0. Isto é porque não há nenhuma citação deles para ele ou porque é mesmo a recomendação deles?

    ResponderExcluir
  3. Eu também percebi isso (a mesma coisa para o Ferro). Quanto ao Ferro, há um comentário em "A Medicina..." explicando a posição deles quanto ao Ferro (mas não me lembro bem). Quanto ao sódio, não me recordo. Mas acho que a ideia aqui é que a quantidade já presente em uma alimentação (sempre ingerimos sal) balanceada seria mais que suficiente. Mas ainda vou escrever para alguém da equipe do Kurzweil pedindo informação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sódio (sal) deve ser evitado, tanto é que a RDA é >2400mg, ou seja, quanto menos, melhor!

      Excluir
  4. Entendi...é até assustador sobre o sódio, praticamente toda tabela de composições químicas dos produtos alimentícios eu encontro o sódio ( até mesmo um chocolate, que por ser doce, da a impressão que não há sódio).

    ResponderExcluir
  5. Primeiro avradeço você Cassini, pela gentileza de dividir este seu trabalho. Vou trabalhar, a partir de sua lista, para encontrar todos os suplementos numa lista da Amazon, e postarei posteriormente, facilitando, a quem desejar, encontrar o que procuram. Grato!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Sérgio,
    Quando fizer sua lista, coloque aí nos comentários. Você pode usar a minha de base, pode 'salvá-la como' e fazer sua própria lista.
    Em relação ao Amazon, o problema é que não podemos comprar esse tipo de coisa no site (só livros, por questões aduaneiras).
    E, ainda, é preciso ter precaução (com o bolso) em seguir estas recomendações. Eu as encaro como uma "otimização" da saúde, não como "reprogramar minha bioquímica." Depois do polivitamínico, a vitamina D e o óleo de peixe, o que passa disso me parece mais uma ligeira influência na saúde e não nada determinante, como "pílulas da juventude." Alimentação, sono, exercícios físicos e estilo de vida são mais importantes. Infelizmente, as pessoas gostam do lado caricato da coisa (e Kurzweil ajuda neste ponto, exagerando) e de coisas fáceis e mágicas que simplesmente não existem (pelo menos por enquanto).

    ResponderExcluir
  7. Amigo, estou encantada de encontrar seu blog... Não conheço nada dos termos científicos, sou completamente leiga no assunto, mas o objetivo é o mesmo: viver mais e muito melhor.

    Vou fuçar com calma todo o blog.
    Muito obrigada pela iniciativa. Vai ajudar muita gente.

    ResponderExcluir
  8. Disponha, Ana!
    Não se deixe intimidar pelo palavreado científico. Já viu o filme "Óleo de Lorenzo"? (http://www.ufscar.br/~clickcie/print.php?id=226) Acho que temos que ter aquele espírito: o da curiosidade e livre investigação.

    ResponderExcluir
  9. "Óleo de Lorenzo" é uma verdadeira inspiração.

    ResponderExcluir
  10. oLÁ, ÓTIMO BLOG, TENHO DIFICULDADE EM ENGOLIR COMPRIMIDOS POR ACASO O Pharmaton,PODE SER MASTIGADO?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Professor Edgar, acredito que não, o Pharmaton (ou qualquer outro polivitamínico comum) não pode ser mastigado... Acredito que tais suplementos são fabricados em camadas que se desgastam de maneira programada à medida em que avançam sobre as diversas regiões do trato digestivo. Recomendo que o senhor procure um médico e um nutricionista para recomendações nutricionais alternativas.

    ResponderExcluir
  12. Olá de novo...
    Assisti Óleo de Lorenzo depois de sua indicação e fiquem bem pensativa sobre até que ponto há interesse real de que essas informações cheguem ao grande público...

    Continuo me informando.

    Quando você fará novas legendas para Singularity 1 on 1? Definitivamente preciso melhor meu inglês pra ter acesso a toda essa informação disponível.

    Grande abraço
    vamos em frente

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ana.
    O filme é realmente muito bom. E mostra que as soluções podem vir dos lugares mais inesperados.
    Não acredito que haja algum tipo de bloqueio para esse tipo de informação, a não ser as próprias viseiras culturais. A falta de interesse pela ciência da grande maioria das pessoas somada à futilidade dos meios de comunicação (inclusive redes sociais) em geral, com algumas exceções.
    Se der tempo, vou tentar legendar mais uma palestra este ano. Consome-se muito tempo e o número de pessoas que assistem é muito pequeno. Acho mais aconselhável que quem se interessa por estas coisas aproveite o interesse para aprimorar seu inglês. É uma grande janela de conhecimento que se abre.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Extraordinário!
    O Sr. Kurzweil é um dos nomes que fica na história das grandes contribuições da humanidade. Ele passa por diversos campos do conhecimento, como é peculiar dos grande gênios.
    E essa conversa de transhumanismo ainda está no começo do começo.

    ResponderExcluir
  15. Oi. Fosfatidilcolina no http://www.swansonvitamins.com/SW838/ItemDetail.
    E mesmo suplementos encontrados no Brasil, custam mais baratos em bons sites dos EUA. Vale a pena pagar inclusive o frete, se comprarmos umas 3 ou 4 unidades de produtos variados.
    Existe a possibilidade de o Leão interceptar o pacote (fazem por amostragem)e então teremos de pagar os impostos. Mas mesmo assim ainda pode valer a pena.
    Lembremos que lá a fiscalização é da forte FDA e aqui...
    Por exemplo, aqui, na Panvel, 120 capsulas de óleo de linhaça Sundown custam R$ 62,00. Lá, na Swanson, 200 capsulas do mesmo óleo custam USD$ 4,99 (cerca de R$ 9). Ambos com 1000 mg.

    ResponderExcluir
  16. Olá. Com o objetivo de melhorar a planilha, gostaria de chamar a atenção para algumas falhas que ela contém. Em primeiro lugar, a quantidade de Omega 3 da Sundown é para 3 pílulas e não somente uma, então, a quantidade que deve ser consumida é bem maior. Em segundo lugar, o Pharmaton contém Selênio em sua composição, mas não foi informado em sua planilha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, quanto a estas falhas, obrigado por apontá-las, irei corrigi-las!
      Sua planilha ficou muito boa.
      Quanto aos gastos, existem alternativas para alguns suplementos (exemplo: substituo a vitamina C pelo consumo de acerola, capsulas de chá verde pelo próprio consumo de chá verde, etc.).
      Também acho que o consumo nas doses indicadas por Kurzweil pode ser desnecessário (aliás, ele mesmo fez a nada suave redução de 250 pílulas para 150 pílulas, evidenciando o quanto de experimental tem a sua abordagem) e prejudicial (para o bolso, pelo menos).
      Mais uma vez, obrigado por suas contribuições, todas muito pertinentes e enriquecedoras.

      Excluir
  17. Complementei sua planilha com todos os suplementos que pude encontrar no Brasil. Todos são vendidos pela internet, assim, qualquer um pode comprar de qualquer lugar do Brasil. A planilha pode ser acessada em: http://goo.gl/qxXd5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O custo total mensal fica em torno de R$530,00 se for comprar todos os suplementos.

      Excluir
  18. Alterei a planilha trocando o Pharmaton pelo Centrum Select, que acho mais completo. Retirei a Vitamina E, porque no Brasil só encontrei com alfa-tocoferol, que é cancerígeno de acordo com pesquisas recentes. Foi adicionado também o suplemento de Arginina. Custo total R$558,00. Novo link: http://goo.gl/bbxpS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você poderia, por favor, nos fornecer um endereço válido, Iseidel? É que nem o informado acima, em 03/08/2012, nem o anterior, de 22/07/2012, parece válido, já que o google docs informa o seguinte: "A planilha deste URL não foi encontrada."

      Obrigado, Emanuel

      Excluir
  19. Segundo ouvi de 2 médicos, um deles Lair Ribeiro, omega3 precisa de omega6, que por sua vez precisa de omega9, que por sua vez precisa de vitamina E para funcionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não me falha a memória, em seu livro, o Kurzweil e Grossman argumentam que a ingestão do omega6 é desnecessária pois já estaria presente em quantidade suficiente na alimentação recomendada. De qualquer forma, obrigado por compartilhar a observação.

      Excluir
  20. Encantada por encontrar seu trabalho! Pesquiso há tempos sobre a imortalidade física e tenho obtido resultados satisfatórios ao longo dos anos, que se refletem em minha saúde, aparencia, estilo de vida, no todo, enfim. Meu caminho tem sido solitário, pois vivo em uma sociedade (país) que só admite o que é"cientificamente comprovado". Gratificante encontrar pessoas que encaram o tema com seriedade aqui no Brasil. Vou seguir o Blog, obrigada pelas informacoes!
    P.S.: Em tempo: KURZWEIL, em alemao, significa algo como "momento curto", irônico, nao? rsrsrs

    ResponderExcluir
  21. Que bom que gostou, Eleonora! É realmente muito irônico o significado do nome do Kurzweil e a visão de mundo e de futuro que ele defende.

    ResponderExcluir
  22. Olá Cassini, meu nome é Clayme. Gostaria de saber qual é o seu email? queria de lhe fazer uma proposta.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Clayme, o email é fabulosofuturo@gmail.com. Meio sem tempo, não é todo dia que verifico. Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite pessoal!

    Tenho acompanhado tudo sobre Raymond na Internet, e através de suas idéias, bolei a minha própria tabela. Pela dificuldade financeira, não pude seguir a risca a tabela. Mas ainda assim, tenho me saido muito bem. Minha dieta consiste em - Carboidratos simples, com proteina de soja pela manhã, 2 capsulas de ADForte, 01 capsula de picolinato de cromo, e 01 capsula de Vit do complexo B, isto pela manhã.
    No almoço, beterraba, cenoura e carne branca, de preferencia grelhada, 06 Capsulas de Aminoacidos ON (Optimum Nutrition), 02 Capsulas de Maca Peruana.
    A Tarde, faço um pequeno lanche com laranja e mel, e uma capsula de Sulfato Ferroso.
    A Noite, Shake da Redubio, 02 medidas, 02 medidas de Leite de Soja, 01 Banana prata, Marapuama, 02 Capsulas de Maca Peruana, 04 Comprimidos de Ornitargin, 02 Capsulas de GH Tropin da Neo Nutri, 01 Comprimido do multivitaminico Dayli Formula, 02 ADForte.
    Quando comecei minha dieta, estava com 102 Kg, em um ano passei para 79 Kg, isto esta alidado a um rigoroso treinamento fisico, é claro, meu colesterol, triglicerides, pressão arterial, glicemia, tudo normal.
    Agradeço ao Cassini, pelo excelente material disponibilizado, tenho certeza que me ajudará muito a progredir em minha experiência.

    ResponderExcluir
  25. Vc sabem a posição do Terry e Ray com relaçao ao grupo do leite?Eles parecem ter excluído mas não falam muito a respeito nem mesmo do iogurt.Mas tomam os probioticos em cápsulas.Outra curiosidade que tenho é saber quais são as ervas chinesas que eles comentam mas não receitam.É provável que dentre elas esteja o cogumelo reishe e o astragalus.Alguém sabe a respeito? Além das cápsulas que receitam estou consumindo o reishe. A maca peruana e o fucus.Tomar lecitina de soja é a mesma coisa que phosphatidilcholine?

    ResponderExcluir
  26. Vc sabem a posição do Terry e Ray com relaçao ao grupo do leite?Eles parecem ter excluído mas não falam muito a respeito nem mesmo do iogurt.Mas tomam os probioticos em cápsulas.Outra curiosidade que tenho é saber quais são as ervas chinesas que eles comentam mas não receitam.É provável que dentre elas esteja o cogumelo reishe e o astragalus.Alguém sabe a respeito? Além das cápsulas que receitam estou consumindo o reishe. A maca peruana e o fucus.Tomar lecitina de soja é a mesma coisa que phosphatidilcholine?

    ResponderExcluir
  27. Vc sabem a posição do Terry e Ray com relaçao ao grupo do leite?Eles parecem ter excluído mas não falam muito a respeito nem mesmo do iogurt.Mas tomam os probioticos em cápsulas.Outra curiosidade que tenho é saber quais são as ervas chinesas que eles comentam mas não receitam.É provável que dentre elas esteja o cogumelo reishe e o astragalus.Alguém sabe a respeito? Além das cápsulas que receitam estou consumindo o reishe. A maca peruana e o fucus.Tomar lecitina de soja é a mesma coisa que phosphatidilcholine?

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Pessoal, sobre os "três suplementos top" a Vitamina D tem que ser a D3 ok. A D pura não vai adiantar muito!

    ResponderExcluir