domingo, 10 de julho de 2011

Khan Academy: começaram as legendas em português do Brasil

(atualizado em 13/02/2012, veja abaixo)

Excelente notícia! Começaram aparecer as legendas em português na Khan Academy!

Não sei quando começaram (provavelmente há algum tempo), mas neste fim de semana eu estava apresentando a Khan Academy para alguém especial quando me dei conta de que muitos dos vídeos iniciais de matemática já estão com legenda em português. 

Para facilitar a vida de quem não tem intimidade com a Khan Academy, fiz a imagem abaixo, onde mostro em 03 passos como colocar as legendas em português. Lembrar que, para fazer login na Khan, você precisa de uma conta do Google ou no Facebook.

Como adicionar legenda em português na Khan Academy em 03 passos.

Uma sugestão: não se deixe intimidar com a lingua inglesa. Aproveite a oportunidade de estudar pela Khan Academy para aprender ou melhorar seu conhecimento na língua. Um bom recurso para isso é usar o tradutor do Google


Quem quiser ajudar a traduzir as legendas, como voluntário, encontra uma explicação aqui:

https://sites.google.com/a/khanacademy.org/forge/for-translators/reference-page 

Torne-se um tradutor colaborador fazendo sua aplicação nesta página: 'Contribute'.

***ATUALIZAÇÃO***
(13/02/2012)
Além das legendas embutidas nos vídeos da Khan Academy, A Fundação Lemann (www.fundacaolemann.org.br/khanportugues), em parceria com o Instituto Península e o Instituto Natura (mais uma iniciativa arrojada do empresário Guilherme Leal) começou a dublar os vídeos da Khan Academy, com dublagem profissional. E a boa notícia fica ainda melhor: assim como na Califórnia e em outros lugares dos EUA, o projeto da Fundação Lemann e seus parceiros pretende levar a Khan Academy para dentro das escolas, em um experimento para tentar aprimorar a educação (mais informações: http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/nas-escolas.php). Parabéns à Fundação Lemann, ao Instituto Natura e ao Instituto Península pela iniciativa: isso é filantropia de grande alavancagem!

Lembre-se: além os vídeos, a Khan Academy abrange exercícios (com revisões agendadas) e estatísticas detalhadas sobre o aprendizado (veja o vídeo de Salman Khan no TED para entender melhor isso: http://www.ted.com/talks/lang/pt-br/salman_khan_let_s_use_video_to_reinvent_education.html).

Veja abaixo alguns vídeos da Khan Academy já dublados (veja a lista completa: 


Primeira Lei de Newton:


Números primos:
 

Introdução à seleção natural:

3 comentários:

  1. Tudo bem que muitos vídeos já estão com legendas em português, mas ainda são muito poucos. Existem tantos grupos que legendam seriados de TV, porque não fazer um movimento para legendar todos os vídeos da Khan Academy? Precisamos de um movimento assim!

    ResponderExcluir